Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Amazon apaga livros de George Orwell do Kindle

O mundo imaginado por George Orwell em "1984" se faz cada vez mais presente em nosso dia a dia. Ironicamente, foi para proteger os direitos autorais do próprio autor que o "Big Brother" se manifestou.

A Amazon apagou remotamente as obras digitais "1984" e "Animal Farm" (conhecida aqui como "A Revolução dos Bichos") de leitores que as tinham comprado para os seus Kindle e os ressarciu do valor pago. Alguns leitores perderam todas as anotações que tinham feito quando a obra desapareceu.

Segundo a Amazon, a editora que publicou as obras digitais no site para venda não era proprietária desse direito e, portanto, as obras foram retiradas do site. Além disso todos que tinham comprado as obras, também tiveram seus livros e anotações apagados remotamente.

Esse invasão de privacidade deixou muitos leitores indignados, pois, aparentemente, o termo de serviço não permitiria essa ação da Amazon, já que o termo fala em cópia permanente do conteúdo digital (“permanent copy of the applicable digital content.").

fonte: http://br-linux.org/2009/amazon-apaga-livros-digitais-remotamente/

Nenhum comentário: